Na internet é possível visualizar imensos artigos relacionados com as lanternas mais potentes do mundo, mas será que os artigos demonstrados correspondem efetivamente ao anunciado? Antes de tudo, é preciso entender que a criação de uma lanterna extremamente potente levanta uma série de desafios técnicos muito difíceis de superar e a nossa equipa apenas conhece uma mão cheia de marcas que tentam sempre superar os limites.
Na concepção deste tipo de lanterna devemos ter em atenção aos seguintes factores: fonte de iluminação, alimentação, dissipação do calor, design óptico.
Um dos fatores mais importantes na concepção da lanterna é a escolha dos materiais utilizados no fabrico devido à dissipação do calor. Por norma a escolha obvia passa pela utilização do alumínio pois é um bom condutor térmico, leve e resistente. O design da lanterna também influencia a capacidade de dissipação do calor e por este motivo é comum vermos agulhetas na cabeça da lanterna.
O design do refletor e led utilizado ditam o alcance e amplitude da luz da lanterna. Tenha em mente que um refletor profundo concentra mais a luz e um refletor pouco profundo espalha mais a luz. Para termos alcance necessitamos de um led potente não só em termos de lumens mas também candelas. A bateria utilizada na lanterna também pode limitar a potência e consequentemente a autonomia.
Sabia que um dos principais problemas da eletrónica em geral é o calor gerado pelos circuitos e componentes eletrónicos, se este não existisse a evolução da tecnologia não tinha limites! Com as lanternas acontecesse precisamente o mesmo com a agravante de necessitarmos de concentrar tudo num pequeno dispositivo que cabe na mão.
Com tudo isto me mente acha mesmo que alguns modelos de lanternas encontrados na internet com o titulo "Lanterna Tática Doberman 5.480.000 Lumens" ou "Lanterna Tática T9 Mais potente do mundo 5400000 Lumens" têm valores reais? Claro que não, mas existem soluções realistas como as abaixo indicadas.
Lanternas com tecnologia led
A Fenix LR80R é uma lanterna com 18000 lumens e 318000 candelas. Consegue projetar a luz até cerca de 1200 metros e é alimentada por uma bateria de 12000 mAh.
Já utiliza o usb tipo C e é possível utilizar a lanterna como powerbank.
A Fenix LR40R V2.0 é a sucessora da LR40R. O novo modelo oconta agora com 15 000 lumens e um alcance de 900 metros. Para simplificar o funcionamento o switch comutador de funções foi redesenhado.
Para quem conhece o antecessor, ou seja a LR40R, esta versão ficou ainda melhor.
A Wuben A1 é uma lanterna de longo alcance com 20 000 lumens e com um alcance surpreendente de 2500 metros. É alimentada por uma bateria de 33600 mAh 3.7 o equivalente a 8 baterias do tipo 21700.
O switch pode ser removido da pega da lanterna e ser utilizado como switch remoto. A bateria pode ser utilizada como powerbank e tem led´s indicadores da carga da bateria.
A SR32 é uma das lanternas mais potentes do mundo, conta com 120 000 lumens e 1 090 000 candelas. Tem 7 modos de funcionamento e um alcance de 2048 metros. No modo mais potente tem uma autonomia que varia entre os 45s e os 45 minutos e é recarregável por usb. O pack de baterias é composto por 8 baterias dos tipo 21700 3.7v que são incluídas com a lanterna.
Para dissipar o calor gerado pela projecção da luz, a Imalent SR32 utiliza 3 ventoinhas de 10 500 rpm. O visor oled permite verificar o estado da bateria.
A SR16 é uma das lanternas mais potentes do mundo, conta com 55 000 lumens e 736 000 candelas. Tem 7 modos de funcionamento e um alcance de 1715 metros. No modo mais potente tem uma autonomia que varia entre os 42s e os 42 minutos e é recarregável por usb. O pack de baterias é composto por 4 baterias dos tipo 21700 3.7v que são incluídas com a lanterna.
Para dissipar o calor gerado pela projecção da luz a Imalent SR16 utiliza ventoinhas.
A Fenix LR60R é uma lanterna de 21 000 lumens e um alcance de 1085 metros. Incorpora um display oled que permite obter informações acerca do estado da bateria, assim como autonomia restante e modo em utilização. O switch comutador de 10 modos é mecânico e rotativo e dispõe ainda de uma pega metálica muito conveniente em situações de uso intensivo.
Chamamos a atenção para o facto de permitir o carregamento através de uma porta USB do tipo C "45W" e incluir ainda uma porta USB A que pode ser utilizada como função de powerbank "20W".
Quanto à aplicação, pode ser utilizada para situações de resgate, atividades outdoor. É ideal para forças de segurança, bombeiros, proteção civil, etc...
Lanternas com tecnologia Laser
A TK30 é a primeira lanterna laser da fenix e consegue um alcance de 1200 metros. Para o 500 lumens dispomos de 363866 candelas e um autonomia de 2 horas na potência máxima.
Será que os lumens importam nesta lanterna! Na verdade não, com cerca de 600 000 candelas a HT30R tem um alcance de 1500 metros. Este modelo em especifico já recorre ao laser para fonte de iluminação e apesar da potência tem uma autonomia surpreedente.
A Nitecore P35i é uma lanterna laser com 3 modos de funcionamento distintos. No primeiro modo obtemos 3000 lumens através de um sistema de led´s normal, no modo spot conseguimos ativar o modo laser e desta forma obter a potência máxima da lanterna, no modo mix ativamos os led´s e laser em simultâneo.
A P35i dispõe de visor oled onde é possível verificar todas as funções da lanterna, assim como uma porta de carregamento do tipo C. As imagens adicionais da P35i podem ser consultadas aqui.
Depois de tudo o que referimos qual é a melhor lanterna? Bem a nossa escolha passaria por um modelo a laser, nomeadamente a Fenix HT30R pois é compacta e não tem os problemas habituais de temperatura. Este modelo em especifico utiliza um laser com uma potência de 500 lumens e 600 000 candelas. Consegue ter uma alcance de 1500 metros e uma autonomia de 2 horas e 20 minutos na potência máxima.
Se não compreende a razão da nossa escolha, consulte este e este artigo.