Na internet é possível visualizar imensos artigos relacionados com as lanternas mais potentes do mundo, mas será que os artigos demonstrados correspondem efetivamente ao anunciado? Antes de tudo, é preciso entender que a criação de uma lanterna extremamente potente levanta uma série de desafios técnicos muito difíceis de superar e a nossa equipa apenas conhece uma mão cheia de marcas que tentam sempre superar os limites.
Na concepção deste tipo de lanterna devemos ter em atenção aos seguintes factores: fonte de iluminação, alimentação, dissipação do calor, design óptico.
Um dos fatores mais importantes na concepção da lanterna é a escolha dos materiais utilizados no fabrico devido à dissipação do calor. Por norma a escolha obvia passa pela utilização do alumínio pois é um bom condutor térmico, leve e resistente. O design da lanterna também influencia a capacidade de dissipação do calor e por este motivo é comum vermos agulhetas na cabeça da lanterna.
O design do refletor e led utilizado ditam o alcance e amplitude da luz da lanterna. Tenha em mente que um refletor profundo concentra mais a luz e um refletor pouco profundo espalha mais a luz. Para termos alcance necessitamos de um led potente não só em termos de lumens mas também candelas. A bateria utilizada na lanterna também pode limitar a potência e consequentemente a autonomia.
Sabia que um dos principais problemas da eletrónica em geral é o calor gerado pelos circuitos e componentes eletrónicos, se este não existisse a evolução da tecnologia não tinha limites! Com as lanternas acontecesse precisamente o mesmo com a agravante de necessitarmos de concentrar tudo num pequeno dispositivo que cabe na mão.
Com tudo isto me mente acha mesmo que alguns modelos de lanternas encontrados na internet com o titulo "Lanterna Tática Doberman 5.480.000 Lumens" ou "Lanterna Tática T9 Mais potente do mundo 5400000 Lumens" têm valores reais? Claro que não, mas existem soluções realistas como as abaixo indicadas.
Lanternas com tecnologia led
Lanternas com tecnologia Laser
Depois de tudo o que referimos qual é a melhor lanterna? Bem a nossa escolha passaria por um modelo a laser, nomeadamente a Fenix HT30R pois é compacta e não tem os problemas habituais de temperatura. Este modelo em especifico utiliza um laser com uma potência de 500 lumens e 600 000 candelas. Consegue ter uma alcance de 1500 metros e uma autonomia de 2 horas e 20 minutos na potência máxima.
Se não compreende a razão da nossa escolha, consulte este e este artigo.