Na internet é possível visualizar imensos artigos relacionados com as lanternas mais potentes do mundo, mas será que os artigos demonstrados correspondem efetivamente ao anunciado? Antes de tudo, é preciso entender que a criação de uma lanterna extremamente potente levanta uma série de desafios técnicos muito difíceis de superar e a nossa equipa apenas conhece uma mão cheia de marcas que tentam sempre superar os limites. Na concepção deste tipo de lanterna devemos ter em atenção aos seguintes factores:
Fonte de Iluminação
É necessário escolher um led / conjunto de led´s que sejam potentes o suficiente para alcançar o objectivo pretendido. É preciso saleintar que já são utilizados lasers em substituição do led.
Alimentação
No mundo das lanternas a escolha passa por um conjunto de baterias 18650, 21700 ou em alternativa uma bateria própria criada para o efeito. Por norma são sempre utilizadas baterias de li-ion.
Dissipação do calor
A escolha dos materiais utilizados no fabrico é importante na dissipação do calor. Por norma a escolha obvia passa pela utilização do alumínio pois é um bom condutor térmico, leve e resistente. O design da lanterna também influencia a capacidade de dissipação do calor.
Design óptico
O design do refletor é principal responsável pelo alcance da lanterna. Tenha em mente que quanto mais profundo for o refletor mais concentrada é a luz.
Um dos principais problemas da eletrónica em geral é o calor gerado pelos circuitos e componentes eletrónicos, se este não existisse a evolução da tecnologia não tinha limites! Com as lanternas acontecesse precisamente o mesmo com a agravante de necessitarmos de concentrar tudo num pequeno dispositivo que cabe na mão.
Com tudo isto me mente acha mesmo que alguns modelos de lanternas encontrados na internet com o titulo "Lanterna Tática Doberman 5.480.000 Lumens" ou "Lanterna Tática T9 Mais potente do mundo 5400000 Lumens" têm valores reais? Claro que não, mas existem soluções realistas como as abaixo indicadas.